Projeto BIM
Cada vez mais presente no setor da construção civil
Conceito Bim
O BIM ou Modelagem da Informação da Construção é um processo que foi criado com o intuito de gerenciar informações em um projeto de construção em todo seu ciclo de vida. Portanto Um dos principais resultados desse processo é o Modelo de informações de construção,e que se configura na descrição digital de cada aspecto do ativo construído.
Como resultado este modelo baseia-se em informações reunidas de forma colaborativa e atualizadas nas principais etapas de um projeto, pois a criação de um modelo digital de informações de construção, permite que aqueles que interagem com a construção otimizem suas ações, resultando em um maior valor para o ativo.
A efetiva implantação da metodologia BIM na organização está baseada em três dimensões fundamentais: tecnologia,pois as pessoas e processos, integradas entre si por procedimentos.
Por fim, importa ressaltar que a metodologia BIM está em constante desenvolvimento. Mas Além disso, destaca-se o aumento do número de países que vem adotando, e como obrigatório, o uso desta metodologia na indústria da construção.
Diferenciais competitivos com o BIM
Por que utilizar o Bim ?
Primeiramente por que gera um diferencial competitivo para os atores envolvidos e principalmente em (projetistas, construtores, empresas de manutenção, entre outros) assim como:
- Projeto totalmente integrado com intercâmbio de informações entre todas as disciplinas envolvidas e de maior qualidade;
- Custos mais controlados e precisos
- Traz novas possibilidades para efetuar simulações de avaliação da eficiência energética, sustentabilidade e retrofit com maior assertividade;
- Conceito já aplicado e consolidado em outros países.
- Grande aplicabilidade em obras públicas
Dessa maneira além disso por meio do conjunto de práticas, o fato que é possível reunir em uma representação gráfica todas as informações — desde as construtivas até a quantificação de trabalhos e tempos de mão-de-obra — e, ainda, incluir dados do processo de desmontagem ao fim do ciclo de vida útil. Assim, adotar a modelagem de informações é a chance de tornar o projeto visível, facilitando seu entendimento pelos diversos profissionais que atuam nas edificações, entre eles, engenheiros, arquitetos e instaladores. Essa compreensão gerada pelo desenho, em geral 3D, resulta em menos refrações, desperdícios e em um projeto 100% confiável primeiramente.